From 10:00 CET Friday 22nd November we will adjust how the server works to deal with some recently reported problems. Therefore there may be a load problem, if you experience more problems than usual trying to access the forum then please PM AndyS or any of the moderators so they can inform me.

Licenças Qt Mobile

• Sei que a licença livre do Qt é LGPL.
    Alguém aqui tem desenvolvido APP mobile com linkagem dinâmica? Qual o resultado?
    Ouvi dizer que algumas stores como App Store do iPhone não aceita apps com linkagem dinâmica. E no windows phone alguém já testou Qt com linkagem dinâmica?

• Pra mim tem funcionado bem. Realmente pra iOS linkagem dinâmica não é possível. Tanto que pra ele só dá pra compilar o Qt de forma estática. No Windows Phone não sei dizer.

• Ou seja, Qt livre só no android, se quer um app verdadeiramente multiplataforma, tem que pagar.
    Penso que se é pra usar Qt para apps only-android, melhor usar java que é mais amigável. Coisas de DIGIA. >:-/
    Tá, se disponibilizarmos os fontes podemos usar a licença GPL e linkar estaticamente. Mas eu não vejo sentido em divulgar fontes de apps corporativos, como de e-commerce. Sem falar que pode ser um risco.

• Não é culpa do Qt. Não é uma questão técnica. É culpa da Apple. É uma questão de política da empresa.

• @Leonardo
    Situação essa muito conveniente para a DIGIA.
    Contudo concluo que Qt não é uma opção livre para desenvolvimento multiplataforma mobile devido a sua licença muito restritiva.

• Não é opção para aplicativos comerciais de código fechado sem orçamento suficiente. Como você mesmo disse, se o código for aberto ou se comprar a licença, pode ser usado.

• O curioso é que acabei de abrir um debate em um fórum opensource sobre esse tema.
    Infelizmente nesse segmento estamos reféns dos softwares proprietários.
    A comunidade opensource tem deixado esse segmento passar batido.
    Desenvolvimento Multiplataforma nativo, não existe nada realmente livre nesse sentido.

• Quanto a licença GPL ela obriga que eu torne o código público. Mas será que apenas publicar o código em um github da vida já satisfaz a licença ou eu tenho que criar toda uma documentação, site, etc, do projeto? Ou seja, além de publicar o código eu tenho que divulgá-lo, anunciar aos quatro vendos que ele existe e onde está?
    Li em algum lugar que para satisfazer a GPL posso publicar apenas os arquivos objetos. Isso procede?

• @Exotic_Devel, acredito que não seja culpa do open source, por que:

1. Qt usa duas licenças, a Comercial e a LGPL. A licença LGPL diz que:

o. Em caso de ligação dinâmica, então o teu desenvolvimento (o código que você desenvolver) é "trabalho que usa a biblioteca". Sendo assim, o código que você desenvolver apenas usa as bibliotecas Qt, então seu código pode ser proprietário.

o. Em caso de vinculação estática da biblioteca, o próprio aplicativo é "trabalho que faz parte da biblioteca". Qualquer ligação estática com uma biblioteca LGPL, obriga a fornecer o código-fonte do aplicativo para o usuário sob a LGPL.

2. Então do meu ponto de vista, se existe um culpado, é a Apple! por não permitir vinculação dinâmica! Hora, bastava permitir que resolveria a questão: Quem estivesse sobre licença comercial, faria o vinculo estático; Quem estivesse utilizando alguma biblioteca open, então faria o vinculo dinâmico.

Não é novidade, isso só reafirma que a Apple não é muito edepta do opensource. :-)

Log in to reply