Sugestões com modelagem do projeto
-
O Qt creator ainda me confunde na hora de criar o projeto. Por exemplo, imaginem um projeto simples de cadastro de clientes, produtos e vendas. Eu gosto de ter tudo os arquivos separados por categoria. Em uma pasta entities eu quero todos os arquivos relacionados as entidades(Classe Cliente, Classe Produto, Classe Venda, ...). Já os arquivos relacionados a interface (.ui, MainForm, etc...) ficam em uma pasta chamada 'gui', os objetos de acesso a dados e arquivos que tratam de conexão com banco ficam em 'daos'.
Eis a dúvida, como eu consigo essa estrutura? Tentei com subdirs, ou seja, um subdir principal com o nome do projeto e dentro dele cada pasta de categoria é um subdir, mas subdirs não permitem a inclusão de arquivos avulsos, apenas subprojects.
Então pensei em criar um subdir para cada categoria, e cada item dentro da categoria (subdir) será um subproject do tipo lib static.
No subdir principal terá um subproject do tipo app chamado 'main' onde ficará o método main.Essa "modelagem" do projeto é uma boa abordagem?
-
Realmente a estrutura que o QtCreator oferece não é muito intuitiva (quanto comparada com Java ou C#). Mas como ele é um IDE C++, outros IDE's C++ tem um pouco deste mesmo problema - Como estruturar um projeto grande em C++ corretamente.
Para colocar os arquivos "avulsos" (como txt, png, etc), crie um arquivo resource dentro do subdir.
-
@TioRoy
Na verdade, quando eu digo "arquivos avulsos" eu me refiro a arquivos de código. Exemplo, Add New...>>Files and Classes não é possível em subdirs somente em projects.Minha ideia é a da imagem em anexo aqui
Ou seja, funcionario e tecnico são projetos do tipo static lib. Assim sendo cada classe da modelagem UML que representa um objeto na regra de negocio será uma biblioteca estática.
Não sei se essa é a melhor abordagem.