Skip to content
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Groups
  • Search
  • Get Qt Extensions
  • Unsolved
Collapse
Brand Logo
  1. Home
  2. International
  3. Portuguese
  4. Desenvolvimento em ambiente RAD mínimo
Qt 6.11 is out! See what's new in the release blog

Desenvolvimento em ambiente RAD mínimo

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
6 Posts 3 Posters 3.4k Views 1 Watching
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • E Offline
    E Offline
    Exotic_Devel
    wrote on last edited by

Pretendo desenvolver em Qt usando o mínimo de ambiente RAD, ou seja, ao invés do Creator usar um editor de textos simples como o NANO, no máximo com color sintax. Da parte RAD pretendo usar só o Qt Dedigner para desenhar a interface e gerar o xml. Porém não sei como faria esse processo manualmente, de gerar a interface a partir do xml feito no Qt Designer. Também não sei como faria pra usar o QMake e gerar o makefile.
    O motivo dessa escolha é entender melhor o que acontece por trás das cenas do Creator. Acredito que essa é uma característica meio nociva nas IDEs RAD para com iniciantes em alguma linguagem que possua IDE RAD. Elas abstraem muitos detalhes que acho importante conhecer.
    Outro motivo é que me forjei no mundo do desenvolvimento em linguagens modo texto como Dbase III e Clipper, por isso me sinto a vontade em trabalhar com linha de comando.

Queria que alguém explicasse e deixa-se uma pequeno exemplo.

Grato!!

1 Reply Last reply
    0
    • R Offline
      R Offline
      ReinaldoJr
      wrote on last edited by

Bem,

Primeiramente você será refém do arquivo .pro (project) do Qt e compilação com Makefile.

Entendo a questão de querer saber exatamenta tudo o que esta por tráz da ferramenta, no caso o QtCreator do Qt. Percebi essa necessidade para entender como o C++Builder (no tempo da Borland) fazia para gerar os métodos para os botões dos Forms, por exemplo.

Mais porque nao usar o que já esta feito para ajudar, QtCreator ajuda: cuida da Ui, slots, propriedades etc.

Mais se você realmente quer fazer tudo manualmente (ou ter idéia de como funciona), então vamos lá. Considerando ambiente Win7 e variáveis de ambientes configuradas corretamente para qmake (c:\Qt....\QMake\qmake) e mingw32-make (c:...\mingw\bin):

1) Crie um projeto simples no QtCreator, sem UI, apenas com os fontes .h e .cpp e o arquivo .pro. Isso para você ter uma ideia apenas de criação dos arquivos. Feche o QtCreator.
            2) Entre na pasta do projeto  e execute 'qmake'.
            3) QMake gera a estrutura de arquivos Makefile para compilação. 
            3) Execute 'mingw32-make'.

Pronto! exe gerado.

Considerações: para fazer tudo manualmente mesmo, sem usar em nada o QtCreator, você terá que dominar a construção do arquivo .pro, arquivo Makefile, além de outras ferramentas para gerar arquivos com as ligações signal->slot etc.

Espero ter ajudado.

ReinaldoJr.

1 Reply Last reply
      0
      • E Offline
        E Offline
        Exotic_Devel
        wrote on last edited by

Entendo......

Posso está falando bobagem, mas acredito que dificilmente terei que escrever na mão o .pro, me parece que o QMake jera o .pro e makefile. Vi em um tutorial aqui que chamando o qmake com o parâmetro -project, ele mesmo já gera o .pro e define as variáveis baseado nos arquivos que ele encontrar no diretório onde ele foi evocado.

bq. além de outras ferramentas para gerar arquivos com as ligações signal->slot etc

Não entendi muito bem aqui. Os sinais e slots não são recursos encapsulados dentro das bibliotecas do Qt? Eu desconhecia a existência de um arquivo separado para controlar isso.

1 Reply Last reply
        0
        • R Offline
          R Offline
          ReinaldoJr
          wrote on last edited by

Vamos ver:

A ligação sginal->slot é feita através de um arquivo cpp chamado 'moc_<nomearquivo>.cpp'. Esse arquivo moc "Meta-Object Compiler" é uma extensão gerada automaticamente pelo qmake.

Seguindo a idéia de fazer manualmente, sem o qmake, você teria que saber como fazer a construção dos arquivos '<file>.pro' 'Makefile' e 'moc_<file>.cpp'.

Respeito sua idéia, mas não compreendo: se voçê vai usar o QDesigner e o qmake, então porque não usar o QtCreator?!?! Afinal ele apenas montará uma estrutura básica para o .pro e tem o Designer embutido. O restante, que é executar o qmake, ele já faz.

Espero ter ajudado.

ReinaldoJr

1 Reply Last reply
          0
          • E Offline
            E Offline
            Exotic_Devel
            wrote on last edited by

É.... MOC é um assunto meio chato, vou dar uma estudada nele.
            Como citei no primeiro tópico, me sinto a vontade em trabalhar em linha de comando. Acho que é questão de gosto, sinto maior controle sobre o desenvolvimento. Gosto esse herdado da minha época de programador MS-DOS (CLIPPER).

1 Reply Last reply
            0
            • W Offline
              W Offline
              Wendell_Silva
              wrote on last edited by

Olha que interessante: um plugging para desenvolver em Qt com Notepad++

http://msoos.wordpress.com/2009/11/28/qtnpp-notepad-plugin-to-build-qt-applications/

--Wendell

1 Reply Last reply
              0

• Login

• Login or register to search.
              • First post
                Last post
              0
              • Categories
              • Recent
              • Tags
              • Popular