QT 5
-
comecei a fazer o download do QT. mas nem conheço QT. só sei que é 1 IDE para fazer programas que funcionam em qualquer plataforma(o codigo).
onde posso achar 1 documento em pdf ou isso para aprender a usar o QT 5 para 'API'(eu meti API, mas nao sei o nome exacto em linux ou outr plataforma)?
(se estiver errado em alguma coisa, por favor me corrigem) -
primeiro depende se tu vai querer programar em c++ ou QML (ou os dois juntos hehe)
se já tem alguma ideia de para qual plataforma vai programar...
por exemplo com o Qt5 em C++ tu pode fazer aplicativos tanto para linux windows, IOS, android, symbian...uma dica que te dou é ver os exemplos e ir aprendendo aqui no forum mesmo
tu sabe algo de C, C++ ?
se sim vai pelas aplicações direto mesmo
se não te recomendo ir para o QML é mais facil de aprender, embora mais especifico...
ah pensando bem te puxa no C que vale a pena, pode ser mais complicado mas é uma linguagem muito usada -
eu estou a usar C++ com mingw32(preciso do compilador ;)), mas queria que o codigo fosse compativel com windows\linux\outros.
tenho 1 questao: se em windows chamo de API, como se chama em linux e multiplataforma?
(para eu saber o que pesquisar) -
As APIs vem do próprio framework (Qt) e do C
mas básicamente são as mesmas em abos sistemas
normalmente o que roda windows vai rodar no linux e vice verça
tu vai precisar compilar para o outro sistema (o mais facil é puxar o projeto inteiro no novo sistema e compilar ele gerando os executaveis)
o que acontece as vezes é faltar alguma biblioteca em um ou no outro (normalmente falta no windows hehe)
eu uso o liinux para programar pq acho mais simples tanto a instalação quanto o debugger, e as bibliotecas dll (no linux na verdade são .so) são mais completas e caso falte uso a central de programas ou o terminal (normalmente esse)
bem gosto é gosto hehe
mas para compilar é só entrar no outro sistema e rodar tua aplicação no QtCreator mesmo ou pelo terminal usando make ou qmake (bem tu vai ter que ver isso ainda hehe, mas é facil)eu te aconselho no windows a usar o visual studio 2012 para compilar, tem o add dele no site, e é só baixar direto que funciona (não pode ser a versão express...)
enfim ele roda para todas essas plataformas tu só vai precisar do compilador destas, eu não sei se exisiste um compilador para linux de dentro do windows ou ao contrário...
se alguém saber avise XD -
desculpa, mas nao quero usar o VS2012;)
eu quero criar a minha propria linguagem. o objectivo é converter a minha linguagem em C++ e usar o compilador do mingw para fazer o exe, mas antes estou a contruir a minha librarias, mas só funcionam em windows e nao em linux :(
por isso me falaram o QT, que nunca usei. mas me fala: o que vou procurar para usar o 'API' no QT?(sem conhecer as funçoes, nao as posso usar ;)) -
opa desculpa a demora
ai tudo bem só n entendi pra que criar mais uma linguagem, embora deva ser divertido hehe
isso de mais baixo nível por traz do framework do Qt vou ficar te devendo...
a minha dica é tu tentar perguntar no geral em ingles, normalmente respondem mais rápido -
tasse bem amigo ;)
sim é divertido criar 1 nova linguagem... porque a criar?
junta o VB6 com o C++, o que tens? poder e facilidade de utilizaçao(incluindo para windows e nao só Linha de Comandos) ;)
mas queria que fosse compativel com o Linux, mas tenho 2 problemas:
1 - não conheço as funçoes do Linux(e nao tenho Linux aqui para testar);
2 - nao sei meter 1 'if' em C++ para comparar o Sistema Operativo :(
(mas se souberes, por favor me dá 1 simples exemplo) -
Bem, a documentação do Qt é tudo que você precisa, mas se espera algo em português creio que você não encontrará algo muito completo, apenas fragmentos aqui e ali.
Mas em outro tópico compartilhei um livro Qt em espanhol, que é mais palatável para quem não domina o inglês.
"Livro":http://qt-project.org/forums/viewthread/32260/