Iniciando com QT Creator !!
-
Pessoal, como eu falei no tópico de boas vindas, sou novo em QT, olhei já bastante coisa na internet mas devido a minha carência no inglês as minhas duvidas ainda não estão sendo saciadas....
Gostaria de inicio pedir para qualquer um que tiver Palestras, Manuais, Apostilas, Livros e qualquer especie de material em Português, que fizesse o IMENSO favor de compartilhar aqui !!! Isso vai ajudar muita gente, acreditem.
Também olhei e procurei a forma de instalar o QT Creator e achei diversas maneiras, mas gostaria de saber qual a melhor maneira para isso, junto com algumas peculiaridades que são:
Instalei o arquivo qt-windows-opensource-5.1.1-mingw48_opengl-x86-offline e em seguida a biblioteca qt-win-opensource-4.8.5-mingw, isso está correto ? ou devo fazer algo diferente / complementar ?
Gostaria de entender um pouco sobre MinGW, GCC e CMake para entender melhor como configuro o compilador.
Se possível, me explique algo sobre o compilador/Debug e a melhor forma de usar para evitar erros amadores.
Por ultimo, seria de muita ajuda saber configurar o basico do QT Creator para a primeira utilização, ou até para melhor utilização.
Ps: Gostaria de agradecer qualquer contribuição e deixar claro que qualquer ajuda é bem vinda, não se sinta obrigado a responder ou ajudar em tudo, uma pequena parte já ajuda no ToDo. ^^
-
Seja bem vindo.
Vamos lá:
1 - Não existe necessidade de instalar o qt-win-opensource-4.8.5-mingw depois. O "qt-windows-opensource-5.1.1-mingw48_opengl-x86-offline" já vem, tanto com o Qt compilado com MingW, o compilador (o MingW em sí) e o QtCreator.
2 - MingW e GCC são compiladores, O GCC é, em geral, usado somente no Linux. Já o MingW é um port do GCC (e outros utilitários) para Windows (free). Os compiladores "naturais" para o Windows são os que vem com o Visual Studio da Microsoft.
O CMake é um programa que faz o build (no final das contas, gera o executável - invocando o compilador e controlando as dependências). Normalmente o Qt (qmake) não usa o CMake (pois usa o Make que vem com o MingW). Mas pode usar.
3 - Usando qualquer compilador, seja Microsoft, MingW ou GCC, compilar com informções de Debug te permite rodar o programa, e pausar a execução em qualquer parte do seu código. Mas isso tem um custo: o executável fica maior e extremamente lento, pois o compilador não faz a maioria das otimizações.
Vou deixar o 4 para depois :)
-
TioRoy, agradeço pela ajuda! Pode postar mais coisa quando e na velocidade que achar adequada ao seu dia.
Abraço