Acentuação Diferentes no Mesmo Executável.

• Estou aprendendo QT, pois considero uma ótima plataforma de desenvolvimento, mas estou com problemas em uma simples questão de acentuação quando executo um programa simples:

Código:
    #include <QString>
    #include <QTextStream>

QTextStream cout(stdout);
    QTextStream cin(stdin);

int main()
    {
    QString s("Isto é uma string.");

cout << s << endl;

return 0;

}

Pelo qt creator(qt 5.1) construindo o projeto de terminal executa normalmente abrindo o xterm (linux ubuntu 12.04) e Mostrando : Isto é uma string.

O problema é que se eu abrir o mesmo xterm manualmente (ou mesmo o gnome-terminal) e somente executar o mesmo executável (quanta redundânica; isto sem construir novamente o executável) ele roda o programa sem mostrar os carateres com acento, a mensagem mostrada é : Isto uma string.

Minha duvida é como executar com acentuação pois estou construido os programas no Gedit e compilando manualmente com qmake -project -o NOME.pro, qmake, make (por questão de aprendizado), por que somente funciona no QT Creator?

• Tente verificar, clicando em "Projects", "Run Environment" e depois em Details, se existe alguma variável de ambiente que controle o LOCALE da aplicação, como LC_ALL, LANG, LC etc

Outro teste é trocar o combo onde está "Build Environment" e colocar em "System Environment", e testar novamente sua aplicação. Rodando pelo QtCreator deve ficar igual ao rodar no terminal direto.

!http://s22.postimg.org/449ikwkgh/screenshot_30.png(QtCreator )!

Log in to reply

Looks like your connection to Qt Forum was lost, please wait while we try to reconnect.