Startup e licenças Qt
-
Estou planejando iniciar uma startup, temos o projeto conceituado e estamos em fase de escolha de tecnologias.
Eu sempre fui fã do Framework Qt, mas honestamente ele não está em minha primeira escolha na lista. A solução da nossa startup consistirá em aplicação Web e Mobile. O que tem me distanciado dele é o fato de que Qt tem se tornado comercial demais, e com licenças não muito atrativas. Até mesmo a Microsoft com o Visual Studio + Xamarin tem se tornano mais atrativo em termos de licenças do que o Qt.
Microsoft não te obriga a usar linkagem dinâmica, te entrega uma IDE fodástica e toda a biblioteca necessária para desenvolvimento a custo zero (com limitações de tamanho da equipe), tem incentivos para startups e te entrega todo um eco sistema em nuvem (Azure) com incentivos muito atrativos para startups.
Microsoft não te obriga a pagar mensalmente pelo kit de desenvolvimento, você pode comprar a licença ficando livre de mensalidades, já o Qt aluga as ferramentas cobrando valor mensal que acho relativamente caro, principalmente para startups.
Percebo o Qt vem nos últimos anos deixando o desenvolvimento móbile de canto e investindo mais em segmentos como embarcados e IOT, enquanto a Microsoft tá investindo pesado no Xamarin. Sinceramente é triste ver algo que já foi orgulho da comunidade OpenSource se tornar mais comercial que a própria Microsoft e ainda por cima cobrando valores mais caros. Sai mais barato comprar uma licença do Visual Studio Professional do que ficar pagando aluguel das ferramentas Qt.Estou equivocado em minha avaliação sobre o Qt ou é por ai mesmo?
-
Você não está equivocado não. Também tenho a mesma opinião.
Se você olhar para o Xamarim, o que a Microsoft te oferece (como o build server de graça - AppCenter - para você automatizar o processo - Realmente deixa o Qt menos atrativo.
Mas o Qt (depois da Nokia) sempre foi "comercial demais". Quando a Digia comprou os direitos do Qt, ela precisava rentabilizar a coisa. Não teve jeito.
PS: Sai mais barato usar o Visual Studio Community