QImage ou OpenCV
-
Bem, estou pensando em iniciar um projeto voltado a biometria. Não é um projeto comercial pode até vim a ser no futuro, mas no momento é apenas acadêmico. Irei usar esse projeto como TCC na faculdade.
O projeto será voltado para biometria face-ocular (não sei se o termo exite :) ).
Basicamente terei que calcular medidas reais de um rosto baseado em uma imagem
Exemplo:Distância real em milímetros entre os olhos.
A aplicação deve coletar a imagem facial do individuo (Fotografar) e a partir dessa imagem realizar as medidas.
Precisão é um requisito crítico do projeto.Também será necessário realizar modificações na imagem:
Exemplo:Escurecer o contraste de partes da imagem como: Olhos
Sei que algumas coisa talvez de pra fazer com QImage, a parte de transformação é uma delas. A dúvida está nos requisitos de mensuramento facial, se QImage consegue resolver isso ou se nesse caso terá que se apelar para OpenCV.
É um projeto trabalhoso e meio ambicioso também, mas tenho tempo, alguma coisa a mais que dois anos.
-
Ummm...
Queria deixar algumas coisas a cargo da QImage, para me familiarizar com a biblioteca. Acho que o QImage conseguirá atender alguns requisitos visto que inicialmente a necessidade de transformação é modesta. opencv será indispensável na parte de mensuramento, porém gostaria de ter certeza da viabilidade de QImage para não dedicar tempo de estudo em vão com ela.
-
Como você quer usar os 2, acho que é um bom começo de copiar a imagem do OpenCV ou passar um QImage para ele.
http://developer.nokia.com/Community/Wiki/Using_OpenCV_with_Qt
-
Bacana, valeu pelo link, vai ser ultil.
-
Sou bolsista de iniciacao cientifica do cnpq, e para o projeto, estou implementando um algoritmo que creio eu 'e um ponto chave para desenrolar o que vc quer...
o nome do algoritmo 'e SIFT...
O mesmo ja tem implementado no opencv, so da uma olhada no detector de fazer que tem nos exemplos dele...
de uma olhada nesse artigo:
http://www.aishack.in/2010/05/sift-scale-invariant-feature-transform/
integrar o opencv com o qt nao 'e problema, pois vc acha facil no google as funcoes que converte o as variavel principal do opencv (Mat e Iplimage) para QImage....
Se realmente for fazer o tcc do tipo, aconselho vc usar o MatLab antes de come'car a codar o algoritmo... Isso ajuda muitoooo pois da pra economizar muito tempo construindo ele primeiro no matlab, pq 'e muito pratico manipular matrizes nele...
-
Só não sei o que seria mais rápido, codificar direto ou estudar matlab, sou péssimo em matlab. Nunca me dediquei na ferramenta.
Mas seria uma mão na roda tremenda, visto que se pode gerar bibliotecas c++ a partir do código matlab -
@matheusssilva_BR por experiência propria aconselho vc a usar o QImage apenas para colocar sua imagem para visualização no QLabel.
Faça todas as operações com o OpenCV e quando quiser visualizar, tranforme a imagem em QImage e depois manda pro QLabel.
Se vc começar a usar só QImage, já no inicio do projeto vc vai sentir falta de usar uma ou outra feature que o OpenCV tem, entao ficar convertendo de uma lib pra outra vai ficar confuso.
-
Valeu cara, estou levantando os requisitos do projeto, em breve vou começar a codar.
Com relação a fazer a conversão, acho que dá pra fazer um objeto que fique responsável por isso, assim o código não fica tão poluído.[quote author="Helder" date="1378746496"]@matheusssilva_BR por experiência propria aconselho vc a usar o QImage apenas para colocar sua imagem para visualização no QLabel.
Faça todas as operações com o OpenCV e quando quiser visualizar, tranforme a imagem em QImage e depois manda pro QLabel.
Se vc começar a usar só QImage, já no inicio do projeto vc vai sentir falta de usar uma ou outra feature que o OpenCV tem, entao ficar convertendo de uma lib pra outra vai ficar confuso.[/quote]