From 10:00 CET Friday 22nd November we will adjust how the server works to deal with some recently reported problems. Therefore there may be a load problem, if you experience more problems than usual trying to access the forum then please PM AndyS or any of the moderators so they can inform me.

Digia to acquire Qt from Nokia

• Apesar de a Digia ser uma empresa menor que a Nokia, acredito que para o Qt foi bom ter sido desvinculado da Nokia. Anteriormente eu achava que o Qt teria seu desenvolvimento encerrado caso a Nokia o abandonasse. Pelos comentários que li e pelos compromissos assumidos pela Digia oficialmente, a partir de agora o Qt terá mais liberdade para ser aplicado em outras paltaformas, como iOS e Android. Alguns desenvolvedores ficaram muito chateados, pois isso aparentemente encerra o desenvolvimento de Qt para o Symbian. Infelizmente já era esperado que a Nokia abandonaria mais cedo ou mais tarde o Symbian, já que estava rolando um namoro com a Microsoft há algum tempo. Alguém mais arrisca um comentário?

• O Qt é um projeto muito avançado para ser abandonado, trouxe muita grana pra Trolltech, Nokia.. e não vai ser diferente com a Digia. O meu único medo é essa nova empresa querer fechar o código do Qt pra ganhar ainda mais!

Apesar de existir um fork opensource do Qt, não sei se haveria uma brecha na LGPL que possibilitaria isso. Caso isso aconteça, será a morte de muito projetos baseados em Qt, um deles, o KDE, que particularmente adimiro muito!

Quanto ao Symbian, convenhamos, ele já estava bem cansado e estava fadado a aposentadoria! Mas ele fez história e escola! Agora precisamos dar lugar aos O.S. mobiles da nova geração. Um dia eles também terão seu fim e novos surgirão... Assim caminha a evolução dos sistemas....

A única coisa que desejo agora é compromisso da Digia com o Qt e com a comunidade Opensource!
    Abraço!

• Acredito que a Digia não vai abandonar o OpenSource. Ajuda muito ter uma comunidade testando e aferindo os releases e vender suporte e componentes "premium". Ainda mais agora, com o Qt "livre" para ir para onde a Digia quiser (iOS e Android - O QTCreator 2.6 beta já tem suporte "beta" ao Android. vide http://qt.gitorious.org/qt-creator/qt-creator/blobs/2.6/dist/changes-2.6.0)

Log in to reply